A história do município de Comodoro(MT)

Comodoro antigamente habitado pelos índios Nambikwára, cujo seus remanescentes permanesem até hoje na região em reservas indigenas que ocupam vasta área do município, e é dividida entre vários povos. As terras do atual Município, foi desbravado pela expedição do Marechal Candido Rondon, que instalou a linha telegrafica dos nambiquaras em 12 de outubro de 1911.
A denominação Comodoro se deve ao conteúdo de alta relevância, de nobreza, de superioridade do termo empregado pela Marinha. 


A colonização na região começou com os incentivos dos governos federal e estadual para a ampliação da fronteira agrícola. Por ser ponto limítrofe entre os Estados de Mato Grosso e Rondônia, foi se formando um núcleo de povoamento que, inicialmente, denominou-se Nova Alvorada, tornando-se distrito a 6 de junho de 1977. 


A colonização de Nova Alvorada foi idealizada por Raimundo Costa Filho, o fundador da cidade de Colíder. Comodoro é fruto de um projeto de colonização surgido em 1983, idealizado por José Carlos Piovesan, atraindo pessoas de todas as partes do país. O nome Comodoro foi escolhido através de uma lista que o colonizador da localidade fez junto à própria família. 


Através da Lei nº 4.091 de 13 de julho de 1979, transferiu a sede de Nova Alvorada para o distrito de Novo Oeste. A Lei nº 4.636, de 22 de março de 1985, criou o distrito de Comodoro, transferindo para este a sede antiga de Novo Oeste. O município foi criado a 13 de maio de 1986, pela Lei Estadual nº 5.000,de autoria do Deputado Estadual Antônio Francisco Monteiro.

Economia

Com o declínio do ciclo da madeira, o agronegócio ganha importância crescente na economia do município, ocupando uma área total de aproximadamente 300 mil hectares com lavouras e pastagens.

Agricultura

A produção de soja, principal produto agrícola cultivado no município ocupa uma área em torno de 40 mil hectares (2007), com uma produtividade média de três mil quilos por hectare, a cultura tem excelentes perspectivas de desenvolvimento para os próximos anos contando com a integração lavoura-pecuária e abertura de novas área de plantio. As Plantações e arroz, milho, feijão e café ocupam outros 10 mil hectares.

Pecuária

Comodoro tem um rebanho bovino de corte estimado em 300 mil cabeças, e aproximadamente 20 mil vacas em lactação produzindo cerca de seis milhões de litros de leite/ano, ocupando uma área em torno de 250 mil hectares com pastagens.

Estrutura Fundiária

Da área de 21.743 km2, 13.480 km2 formam as reservas Indígenas Nambiquara, Vale do Guaporé e Enáwené-Nawê, totalizando 61% do território municipal. São 934.865,85 disponíveis para exploração econômica: 61.450 há. de agricultura, 250 mil há. de pastagens, e 81.504 há. ocupados por 1.300 assentados em sete projetos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA)


Indústria, Comércio e Serviços

O setor de indústria, comércio e serviços é responsável pela maioria dos empregos gerados no município. São 141 estabelecimentos comerciais; 111 empresas de serviços; 03 agências bancárias e 36 pequenas e médias indústrias.

Turismo

O desenvolvimento do turismo é considerado estratégico pela administração municipal que vem apoiando a realização de eventos como feira agropecuária e festa do peão, festivais de pesca, festival da canção e carnaval de rua, e investindo na implantação de uma infra-estrutura que possibilite a exploração do potencial natural do município para o eco-turismo.

Fontes: IBGE - Wikipedia - Município

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2007 Template feito por Templates para Você